Wednesday, May 17, 2006

Comida Grega



Impulsionado pelo sucesso da novela Belíssima que tem um núcleo forte de Gregos e, inclusive um restaurante onde são servidas comidas típicas deste país, aqui abordaremos um pouco sobre a culinária da Grécia.

A influencia gastronômica da Grécia vem da Itália, dos Bálcãs e do Oriente Médio. Os pratos gregos geralmente não são servidos quentes e sim, mornos.

O azeite e o óleo de oliva se fazem muito presentes para adicionar sabor aos pratos típicos deste país. Por lá são comuns pratos com peixes, frutos do mar, carne de carneiro, trigo, cevada, frutas e vegetais como: tomate, cebola, berinjela, quiabo e ervilha.

Curiosidade
Segundo informações do site http://www.querosaude.net, a comida grega aliada ao sexo ajuda a previnir contra o câncer.

"Comida grega e relações sexuais freqüentes ajudam a evitar o câncer e doenças cardíacas, garantindo uma vida longa e saudável. A conclusão é do oncologista Walter Willett, da Universidade de Harvard, que durante congresso internacional sobre câncer, em Oslo, na Noruega, defendeu a receita prazerosa. 'A dieta grega é rica em frutas e vegetais e utiliza o azeite de oliva em vez de manteiga e gordura suína. E o sexo seguro é uma ótima atividade física', explica o oncologista".

Alguns Pratos típicos Gregos
Moussaka: é uma espécie de lasanha de berinjela. O prato é feito com azeite, berinjelas, cebola, alho, lombo de cordeiro, cominho, canela, tomilho-sal, pimenta-do-reino e batatas cozidas.

Tizatziki: é um patê feito com pepino, iogurte, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino moída e hortelã.

Pita: é um pãozinho a base de espinafre, manteiga, sal, pimenta-do-reino, folhas de massa tipo phillo e queijo de cabra seco.

Souvlaki: são espetos pequenos de frango com pimentão servido com pasta de iogurte. A receita leva filé mignon, filé mignon de cordeiro cortado, pimentão vermelho, verde e amarelo, dentes de alho e tomates-cerejas.

Purê de favas: é um purê feito a base de favas. O seu preparo leva manteiga, açúcar, orégano, água, alho, azeite, sal e pimenta-do-reino.

Salada Grega: salada feita com cebola, tomates, pepino, queijo feta, orégano seco, dill (endro), sal, pimenta-do-reino, azeite de oliva e azeitonas pretas gregas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home